Top 10 Melhores Azeites de Oliva em 2022 (Gallo, Andorinha e mais)

Dies ist der größte Deal in der Höhle der Löwen-Geschichte

De tradição mediterrânea, o azeite de oliva é um óleo feito a partir da azeitona. É um alimento saudável que traz inúmeros benefícios e não pode faltar em nenhuma dieta! Existem vários tipos de azeite no mercado, optar por um extravirgem é o primeiro passo, mas não o único.

Marcas europeias como Gallo e Andorinha, disputam o mercado com produtoras latinas, como Cocinero e Deleyda. Nesse artigo, iremos te contar como escolher o produto ideal, mostrar quais são os 10 melhores azeites de oliva do mercado e, ainda, apresentar os principais benefícios. Confira!

Saiba Quais são os Benefícios do Azeite de Oliva para a Saúde

Saiba Quais são os Benefícios do Azeite de Oliva para a Saúde

Rico em substâncias naturais antioxidantes, o azeite extravirgem tem propriedades anti-inflamatórias. É rico em ômega 3 e vitamina E, que fortalecem o coração e o cérebro. Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo regular de azeite de oliva também ajuda a diminuir as concentrações de colesterol ruim.

tongue oil pipette. herbal alternative medicine and dietary supplements woman taking cbd hemp oil drops in mouth from dropper. Supplement and alternative medicine concept

O azeite contém diversas propriedades nutricionais que fazem bem para saúde, não por acaso, é o queridinho das nutricionistas. Diante de tantos benefícios para saúde, converse com seu médico ou nutricionista e inclua o azeite de oliva extravirgem na sua alimentação!

Como Escolher o Melhor Azeite de Oliva

Para escolher o melhor azeite de oliva é importante verificar a acidez, tipo de embalagem e até algumas informações dos rótulos. Só assim você poderá comprar um azeite confiável e de boa qualidade. Detalhamos todos esses aspectos nessa seção, então não deixe de conferir!

se estiver sem tempo, aprenda em 5 minutos como escolher o melhor azeite de oliva dando play no vídeo abaixo!

https://youtube.com/watch?v=XfqHjNOorAQ%3Fwmode%3Dtransparent

Se Deseja Consumir um Azeite Puro, Prefira o Extravirgem com Acidez Abaixo de 0,8%

Se Deseja Consumir um Azeite Puro, Prefira o Extravirgem com Acidez Abaixo de 0,8%

Com tantas marcas no mercado, o primeiro passo na hora de fazer a sua escolha é verificar a pureza do produto. O azeite de oliva é um óleo vegetal obtido a partir da prensagem da azeitona, em um processo industrial a frio, para conservar ao máximo os nutrientes e primor do produto.

O melhor tipo de azeite de oliva é o extravirgem, primeiro óleo extraído desse processo. O azeite 100% puro tem acidez menor do que 0,8%, por isso, tem sabores mais intensos e inúmeros benefícios para a saúde. Já os azeites virgem e refinado passam por processos adicionais mecânicos e podem conter impurezas.

Andreia Debon

Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites

Andreia Debon

Um azeite extravirgem de qualidade deve apresentar acidez livre inferior a 0,8%. O produto apresenta características de sabor e aroma positivas (amargor, picncia, aromas herbais, amendoados, entre outros) e ausência completa de defeitos (como ranço, avinagrado, entre outros, inerentes ao envelhecimento e a más condições de conservação). 

Um azeite que tenha sido produzido, conservado e comercializado com todos estes cuidados certamente não será o mais barato da prateleira.

O País de Origem do Azeite Traz uma Característica Especial ao Produto

O País de Origem do Azeite Traz uma Característica Especial ao Produto

O azeite de oliva é produzido em diversos países, sendo que o produto de cada um deles terá uma característica e sabor diferentes. Dentre os países que mais se destacam na produção de azeites, está a Espanha, onde o clima e o solo favorecem o cultivo das oliveiras. No entanto, seus produtos também costumam ser os mais caros do mercado.

Em contrapartida, os azeites produzidos em Portugal possuem preço mais acessível, além de serem leves, saborosos e frutados. Outro país de destaque é a Itália, que possui uma variedade de 350 tipos de azeitonas. Os azeites italianos são reconhecidos pela alta qualidade, além de serem mais encorpados e escurecidos.

Na América do Sul, destacam-se o Chile e o Brasil. A proximidade com a Cordilheira dos Andes, dentre outros fatores do solo e clima, fazem com que os azeites de oliva chilenos sejam frescos, leves e de boa qualidadeNo Brasil, as produções se concentram nas regiões Sul e Sudeste, que favorecem um sabor e aroma especiais aos azeites.

Andreia Debon

Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites

Andreia Debon

Assim como acontece com o vinho, o azeite de cada país terá características de acordo com o terroir, isto é o azeite reflete as condições em que as azeitonas foram cultivadas por características de sabor e cheiro. Mas deve-se prestar atenção também às variedades de azeitona. Cada uma se adapta melhor ou não a determinada região. E isso implica na sua qualidade como fruto e, consequentemente, nas características sensoriais e gustativas do azeite.

Prefira Embalagens Escuras e de Vidro para Evitar a Oxidação

Prefira Embalagens Escuras e de Vidro para Evitar a Oxidação

O azeite de oliva extravirgem é um óleo fresco, que deve ser consumido quanto antes após aberto. Por ser muito delicado, até mesmo a exposição a uma lâmpada fluorescente pode oxidá-lo. Sendo assim, é importante escolher azeites que venham em embalagens que realmente os protejam da oxidação.

As garrafas plásticas permitem um maior contato com o ar e se deterioram com mais facilidade. Já as de vidro transparente não protegem o líquido da luminosidade. Por isso, bons azeites normalmente são vendidos em garrafas escuras de vidro, opte por esses modelos.

Além disso, como o azeite é muito sensível ao calor procure mantê-lo em ambientes escuros e com temperaturas abaixo de 20 °C, assim você irá conservar os sabores e nutrientes e ainda manter a validade do produto.

Andreia Debon

Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites

Andreia Debon

O frasco deve ser de vidro escuro – verde ou marrom – estar bem tampado e estar exposto no mercado em local protegido da luz, com temperatura média. É importante observar se estão estocados perto de fontes de calor que possam influenciar na alteração de suas propriedades. A garrafa de azeite também deve apresentar bico dosador retrátil, com vedamento perfeito após a abertura da garrafa.

Confira se o Volume do Frasco Corresponde às suas Necessidades

Confira se o Volume do Frasco Corresponde às suas Necessidades

Como mencionado anteriormente, os azeites de oliva são sensíveis ao calor e podem perder qualidade, se armazenados de forma incorreta. Ao escolher o seu frasco, veja se o volume corresponde às suas necessidades. No mercado, há azeites de oliva de 250, 500 ml e de até 1 L.

Para um uso frequente, o melhor é já garantir uma embalagem maior de 500 ml. Mas, se o azeite de oliva extravirgem for utilizado em poucas receitas, a embalagem menor de 250 ml pode ser mais interessante. Lembre-se de mantê-la em ambiente escuro e arejado para evitar a oxidação.

You May Also Like

5 weird foods that are actually good for you

Top 20 Weirdest Foods Around the World

18 Effective Tips to Lose Belly Fat (Backed by Science)

Jessica Simpson lost 100 pounds – three times – with these simple lifestyle changes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *